ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SILVES

A suspensão do Ensino e da Formação presencial em meio prisional, conduziu-nos a repensar e a desenvolver estratégias e procedimentos, de modo a dar continuidade aos processos de aprendizagem no Estabelecimento Prisional de Silves (EPS), permitindo que os alunos/formandos privados da liberdade usufruam do Ensino à Distância.

A articulação tem sido efetuada com os professores da Escola Secundária de Silves, sendo responsável no EPS, a Dra. Vera Pereira que é Técnica Superior de Reeducação (TSR). Este tem sido um processo de constante aprendizagem, onde todos os intervenientes almejam um objetivo comum, a escolarização e a formação dos alunos, visando dotá-los de competências para que possam regressar ao meio livre mais bem preparados e lhes permita enfrentar um mercado de trabalho muito competitivo.

No EPS funcionam formações modulares de Desporto, Futebol, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Pintor e Decorador, Inglês e Competências Básicas.

A metodologia escolhida foi a seguinte: entrega de fichas de trabalho à TSR, destinadas aos alunos, fichas essas que, posteriormente, são entregues aos professores para correção e feedback sobre o trabalho realizado.

Um grupo de alunos está a realizar o processo de RVCC, de ensino básico e secundário, em parceria com o Centro Qualifica de Silves, situado na Escola Secundária de Silves. De modo a acompanhar o processo dos candidatos são realizadas, semanalmente, sessões síncronas entre as orientadoras e estes.

Um outro grupo está a realizar o processo de RVCC, de ensino básico e secundário, através do Centro Qualifica do Centro Protocolar de Justiça (CPJ). A articulação entre a orientadora e a TSR é efetuada via email e são transmitidas as orientações aos candidatos.

Observando alguns resultados do recurso às TIC e aos procedimentos implementados, e ultrapassados alguns constrangimentos, obtivemos como primeiro resultado positivo o facto de, no passado dia 28 de maio, com recurso ao sistema de videochamada, efetuar uma sessão de júri que permitiu a um candidato de RVCC do CPJ concluir o ensino secundário.

Segundo informação da Sra. Diretora do Centro Protocolar de Justiça, foi a primeira sessão de júri efetuada num Estabelecimento Prisional.

Ricardo Torrão
Diretor do Estabelecimento Prisional de Silves

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.