ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE MONSANTO

Após um período de articulação entre a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (ESMAVC) e o Estabelecimento Prisional de Monsanto (EPM), os quatro docentes que asseguram regularmente as aulas de Desporto, Inglês, Matemática e Português, para falantes de Língua não Materna no EPM, deram início ao ensino à distância neste estabelecimento prisional de alta segurança, mantendo assim o contato regular e saudável entre a escola e o EP.

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), acompanhando a evolução epidemiológica COVID-19 e considerando o risco de contágio por via do contato dos docentes/formadores com a população reclusa, considerou inoportuno o levantamento de algumas das limitações impostas na área da formação escolar e profissional, restrições que, à semelhança do verificado no ensino em meio livre, e nos termos do Decreto-Lei n.º 20/2020, de 1 de maio, são fundamentais para mitigar o risco de um retrocesso no sucesso das medidas adotadas desde 13 de março de 2020.

Neste âmbito, o E@D é considerado o modelo que melhor se adapta à prossecução da formação escolar em meio prisional.

O Estabelecimento Prisional de Monsanto, tendo em conta as suas especificidades particulares, considerou de adotar como estratégia para a dinamização do E@D a implementação do modelo assíncrono. Assim, a articulação entre os docentes e a equipa técnica do EP está a ser feita através da entrega e recolha de documentação (fichas de trabalho e de suporte teórico para estudo e realização de trabalhos para avaliação) pelos docentes na portaria do EP.

Este modelo manter-se-á em vigor até ao dia 27 de julho.

A coordenação do EPM na ESMAVC
Ana Melo

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.