PAULO JORGE CALMEIRO DOS REIS SERRA

 

 

PAULO JORGE CALMEIRO DOS REIS SERRA 

Professor de Informática no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, concelho de Castelo Branco, onde leciona, desde 2012/2013, o Curso de Técnicos de Informática de nível Secundário, no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.

No corrente ano (2020) apresentou um projeto ao ‘Global Teacher Prize Portugal’ tendo sido finalista (ver vídeo que serviu para apresentação interna entre candidatos no referido prémio, a que se anexa o testemunho de um ex-aluno: https://youtu.be/cNsryBjqFC8).

O seu trabalho tem por base ajudar os seus alunos a apostarem na educação, dado que o trajeto que os levou a uma situação de reclusão os faz acreditar menos no seu potencial.

Consciente que a disposição para a aprendizagem é, talvez, mais importante do que a capacidade para a mesma, o Professor Paulo Serra enfrenta esta desmotivação com o modelo motivacional ARCS (Atenção, Relevância, Confiança, Satisfação), entre outros complementos diferenciadores.

Com o seu envolvimento e dedicação começam já a surgir vários alunos a prosseguirem os seus estudos no Ensino Superior. Deste modo, diversificar as metodologias combinando-as e escolhendo o melhor de cada, tendo em atenção os alunos, contribui para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, e esse é o seu objetivo.

Desta forma, as metodologias de Trabalho Projeto e Trabalho Colaborativo pelas suas características, apresentam-se como solução capaz de implementar as estratégias de reforço da motivação, baseando-se em princípios da aprendizagem ativa, centrada no aluno, sendo a sua ligação a uma componente prática e real um motor de aprendizagem para estes.

Surge assim algo inovador a nível mundial, nomeadamente a criação de um centro de reciclagem de computadores no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco com importantes parcerias de empresas da área.

Fonte: Global Teacher Prize Portugal (adaptado)

A Associação Portuguesa de Educação nas Prisões felicita o Professor Paulo Serra pelo mérito do seu trabalho.

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.