AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAFAEL BORDALO PINHEIRO (CALDAS DA RAINHA)
Depois do Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, no início do confinamento decretado pelo Governo, nos ter comunicado o encerramento das atividades letivas, sugerimos que, tal como com os restantes alunos da escola, incluindo os dos cursos EFA (Nível Secundário), estes pudessem também continuar o seu percurso através do ensino à distância.
Para o efeito, propusemo-nos enviar as atividades por e-mail, que seriam impressas, distribuídas aos formandos, posteriormente recolhidas, depois de realizadas, digitalizadas e enviadas para os professores ou para a coordenação.
Esta sugestão foi aceite pela adjunta da direção, Dr.ª Dalila Runa, que efetuou o apanhado dos que iriam permanecer no EP e dos que seriam libertados, o que veio, entretanto, a acontecer.
Sabendo que dois dos formandos, que iriam para casa, se encontravam a frequentar as últimas UFCDs, com as quais terminariam o Ensino Secundário, solicitámos à Dr.ª Dalila que lhes fornecesse o nosso endereço eletrónico institucional, por forma a continuarmos com eles o trabalho à distância.
Tal foi feito, por e-mail, quer com estes formandos, que se encontravam em casa, quer com os que permaneceram no EP, da forma já referida.
Verificando-se mais tarde a impossibilidade desta instituição em digitalizar as atividades e no-las enviar, foi-nos solicitado que as fossemos recolher ao EP, o que sucedeu por duas vezes.
Entretanto, metade dos formandos, que se encontravam a meio do ciclo, saíram em liberdade. Não obstante, mantivemos o contacto e o trabalho com os que permaneceram no EP e com os que, tendo sido libertados, decidiram continuar a trabalhar à distância, de modo a concluir o Ensino Secundário.
Maria Isabel Almeida
AE Rafael Bordalo Pinheiro
Mediadora dos cursos EFA (Nível Secundário) no EP de Caldas da Rainha