AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. CARLOS I
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEAL DA CÂMARA
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE SINTRA

Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde decretou o estado de Pandemia. Tudo mudou de um dia para o outro e a vida nos Estabelecimentos Prisionais não foi exceção.

Para garantir o ensino e formação profissional aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Sintra foram previstos vários cenários e analisadas diversas possibilidades.

Não sendo possível a aplicação do regime de Ensino à Distância dadas as caraterísticas dos espaços disponíveis neste Estabelecimento e o material informático existente, optou-se por utilizar materiais em suporte de papel, a sugestão de atividades diversas e a consulta dos livros existentes ou em empréstimo.

Foi nomeado um Técnico para fazer a interligação entre as Escolas Associadas, através das Coordenadoras, estando no terreno a assegurar a ponte entre os formadores e os formandos.

Procurou-se assegurar a escola, mas garantir em primeiro lugar as regras de segurança e minimizar os riscos de contágio de reclusos, guardas prisionais, técnicos, etc.

O curso do CPJ de jardinagem, em vigor, dadas as libertações, licenças e alterações de posto de trabalho, conta neste momento com, somente, 3 inscritos. O curso que se prevê durar até ao final de agosto continua a processar-se à distância, com o mediador a remeter material sobre a parte prática, material esse que é encaminhado para os formandos até que se retome a formação prática presencial.

Da parte do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, que assegura o Ensino Básico, subsistem 10 alunos inscritos, após as libertações. Todos eles recebem material para estudo e elaboração de trabalhos e a sua avaliação contínua está assegurada, havendo um acompanhamento semanal por parte dos professores.

Da parte do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, responsável pelo Ensino Secundário, mantêm-se em formação 17 alunos, que também recebem trabalhos e diverso material didático periodicamente.

Os reclusos em gozo de licença excecional em casa, e mesmo os libertados por via da pandemia, têm assegurado o acesso aos professores via email, diretamente de suas casas, e mantêm a possibilidade de dar continuidade ao seu ciclo formativo, o que se tem vindo a verificar.

AE D. Carlos I
AE Leal da Câmara
Estabelecimento Prisional de Sintra

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.