AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTIJO (CURSOS EFA – NÍVEL BÁSICO)

No seguimento das metodologias acordadas entre o Estabelecimento Prisional do Montijo e o Agrupamento de Escolas de Montijo, a Equipa Pedagógica decidiu adotar as seguintes estratégias para as aulas não presenciais dos formandos das turmas EFA (de acordo com proposta de 14 de abril de 2020):

Envio de fichas de trabalho (fotocópias) aos formandos. Para facilitar a organização do trabalho, o envio é alternado semanalmente por áreas de competências-chave, exceto Inglês que tem sido semanal. Assim, numa semana são enviadas 1 ou 2 fichas de Linguagem e Comunicação, 1 ou 2 de Cidadania e Empregabilidade e uma de Inglês para cada formando, de cada turma. Na semana seguinte são enviadas 1 ou 2 fichas de Matemática para a Vida, 1 ou 2 de TIC e 1 de Inglês. O envio de 1 ou 2 fichas semanais depende da necessidade de cada área de competências-chave.

Cada docente envia posteriormente as soluções das fichas para que os formandos possam corrigir autonomamente. Regularmente, e de acordo com as necessidades de cada área, as docentes enviam uma ficha de verificação das aprendizagens, sem soluções, que será devolvida para correção. Desta forma, só as fichas de verificação serão devolvidas às docentes o que reduz o número de fichas que sai do EP e facilita o processo.

O trabalho dos formandos é autónomo, de acordo com a sua disponibilidade e de acordo com as regras e horários dos serviços prisionais.

Os formandos devem guardar as suas fichas de trabalho para serem posteriormente arquivadas no respetivo dossier individual e verificadas pelas docentes.

As metodologias de trabalho poderão sofrer alterações/adaptações de cordo com as contingências inerentes ao contexto prisional e/ou com orientações emanadas superiormente.

No primeiro envio de materiais, juntamente com as fichas, seguiu uma informação para cada formando explicando como iria decorrer este processo. A Equipa Pedagógica planeia as atividades com bastante antecedência para que as cópias sejam feitas atempadamente, pelo que reunimos online, semanalmente.

Fazendo um balanço, podemos concluir que a solução encontrada está a funcionar dentro das limitações inerentes a um ensino não presencial. Um dos pontos fortes desta metodologia será uma maior autonomia dos formandos.

De ressalvar o empenho de todos os envolvidos neste processo, que só se conseguiu implementar com a cooperação da direção do Agrupamento de Escolas de Montijo e da diretora do Estabelecimento Prisional do Montijo.

A Equipa Pedagógica

 

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