AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA (ALCABIDECHE)
ESTABELECIMENTO PRISIONAL DO LINHÓ

… Cabe a cada Escola, em função da fase em que se encontra e da sua realidade, refletir e desenvolver o seu Plano de Ensino à Distância (E@D), encontrando as respostas mais adequadas e potenciadoras do sucesso educativo dos alunos/formandos. Neste sentido, e com o objetivo de garantir que, no presente contexto, todos os alunos/formandos dos cursos EFA Básico (2º e 3º ciclos) e do Ensino Recorrente de nível Secundário possam prosseguir as suas aprendizagens e completar a unidade de competência ou o módulo de avaliação no presente ano letivo, as equipas pedagógicas dos dois níveis de ensino propuseram aquela que lhes pareceu ser a melhor estratégia e Plano de E@D, tendo em conta a sua realidade, os recursos disponíveis e o público-alvo.

A proposta foi, antecipadamente, dada a conhecer quer à direção do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, quer à direção do Estabelecimento Prisional. É de salientar o trabalho colaborativo da vice-diretora do E.P.L. (responsável pela escola deste E.P.) que, desde logo, foi bastante recetiva, prontificando-se a colaborar no que diz respeito à receção, à impressão e entrega das propostas de trabalho aos alunos/formandos.

A proposta foi a seguinte: Quinzenalmente, o professor de cada disciplina envia, por email, para a respetiva coordenadora pedagógica a proposta do trabalho a desenvolver por cada turma, assim como o respetivo suporte teórico. Estas propostas de trabalho são enviadas para a vice-diretora do E.P.L. e entregues aos alunos/formandos, depois de fotocopiadas. Cada aluno/formando organiza o seu portefólio com todas as atividades desenvolvidas, o qual será avaliado no final do ano letivo (data a agendar oportunamente).

Estas tarefas tiveram o seu início na última semana de abril, pelo que são apresentados, nesta análise, os pontos fortes e os constrangimentos sentidos até ao momento:

Pontes fortes:
- Fomentar a autonomia e a responsabilidade dos alunos/formandos;
- Desenvolver capacidades cognitivas;
- Disponibilidade da direção do EPL para a receção, impressão e entrega das tarefas. - Impossibilidade de contacto direto. - Nem todos os alunos/formandos têm autonomia para realizar as tarefas.

Pontos fracos:
- Impossibilidade de contacto direto;
- Nem todos os alunos/formandos têm autonomia para realizar as tarefas.

As Coordenadoras dos cursos EFA Básico e Ensino Recorrente Secundário
Cecília Sucena e Fernanda Duarte

Associação Portuguesa de Educação nas Prisões
Departamento de Educação e Psicologia
Edifício Polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Quinta dos Prados, 5001-801 VILA REAL
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